Assinatura RSS

Sobre a cena de Ribeirão Preto

Publicado em

Ribeirão é uma das grandes cidades do país e, descontadas as cidades da grande São Paulo e Campinas, a maior cidade do interior do estado. É, também, uma das regiões mais ricas, embora seu modelo ecoônomico gere claras desigualdades, o que se pode constatar com as favelas existentes na cidade, a maioria bem recentes.

Contudo, não é por conta disto que Ribeirão tem uma cena cultural decente. Ao contrário, é uma cidade com mentalidade mais próxima de uma pequena cidade do que de uma com 700 mil habitantes. Kleinstadt-Mentalität, como diria um outro.  Há pequenas cidades da região que possuem uma vida cultural muito mais intensa e autêntica do que Ribeirão, como Santo Antônio da Alegria, por mais incrível que isto possa parecer.

Digo autêntica por que Ribeirão Preto ainda não encontrou um caminho cultural próprio, não possui nenhuma manifestação cultural que represente a importância da cidade, embora nesta opinião o caldo para esta composição seja enorme.

A rotina do chopp em bares muitas vezes sem música é uma mostra disto: há jovens músicos com boas bandas e que não têm nenhum espaço para mostrarem o que de mais importante  há para um artista.

Para mim, é ridículo ver o saudosismo que alguns têm com a ”boa música” brasileira, ou seja, Jobim, Caetano, Chico, Elis, Milton etc. etc. etc. São estes monstros inspiradores, mas não foram deuses. O Caetano, por exemplo, fez nesta opinião dois álbuns recentes espetaculares, principalmente Zii e Zie, mas NUNCA ouvi suas músicas tocadas nestes bares e casas noturnas de Ribeirão – só se ouve um leãozinho. Ribeirão ainda não conseguiu entender a grandeza de Portinari (que nasceu ali muito perto), que pintou seu mundo, seu mundo que também é o mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: